top of page

Informações apuradas, checadas e analisadas como verdadeiras.

Informações apuradas, checadas e analisadas como verdadeiras.

"Você sabia? O professor Jorge Bernardi foi o autor da lei que separou áreas diferentes para clientes fumantes e não-fumantes nos restaurantes".
Em vídeo postado em sua página oficial no Facebook, o candidato Jorge Bernardi afirma ser o autor da lei que separou áreas diferentes para clientes fumantes e não-fumantes em restaurantes. Segundo Lei ordinária 7.758/1991, Jorge Bernardi realmente foi autor da iniciativa de lei que separa, em áreas diferentes, fumantes e não fumantes nos restaurantes de Curitiba. A lei entrou em vigor em 22 de outubro de 1991. Vale diferenciarmos, essa, da lei n° 13.254 (link 3) de 19 de agosto de 2009, que proibia o uso de cigarros, cigarrilhas, charutos, cachimbos, ou qualquer outro produto fumígeno de instituições de ensino e de saúde, hotéis, restaurantes, lanchonetes, bares, cafés, boates, danceterias, etc. Essa lei era de iniciativa do vereador Tico Kuzma.
"Você sabia? Professor Jorge Bernardi foi o autor da lei que tornou obrigatório o uso do cinto de segurança em Curitiba, antes mesmo da legislação federal".
Em outro vídeo divulgado em sua página oficial do Facebook, Bernardi afirma ser autor da lei que tornou obrigatório o uso de cinto de segurança em Curitiba, antes da legislação Federal. Segundo o site da Câmara Municipal de Curitiba, Jorge Bernardi foi autor da proposta de lei n° 8.637/1995, que estabelece a obrigatoriedade do uso de cinto de segurança, no Município de Curitiba. A lei entrou em vigor em 11 de maio de 1995 na gestão do então prefeito Rafael Valdomiro Greca de Macedo.
"Somos um estado agrícola, com a produção maior a 20% grãos do Brasil"
De acordo com a Tabela 5, que apresenta dos dados de Área e Produção de Cereais, Leguminosas e Oleaginosas - Brasil, Grandes Regiões e Unidades da Federação, presente no Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de julho de 2018, o mais recente levantamento divulgado antes da divulgação do Plano de Governo do candidato Jorge Bernardi, o Paraná produz 15,8% dos grãos no país.
"Vamos retomar os estudos para a Hidrovia do Ivaí que estão parados há mais de 30 anos".
O Instituto de Águas do Paraná apresentou o Plano das Bacias Hidrográficas do Baixo Ivaí e Paraná 1 em 2014. Neste, há um relatório do Plano Estadual de Logística e Transporte (POLT) de 2010 a respeito da construção da Hidrovia do Ivaí. Portanto, os estudos a respeito da construção desta hidrovia não estão parados há mais de 30 anos como cita o candidato em sua página do Facebook, visto que existiu um estudo a respeito deste tema pelo POLT em 2010.

Informações discutíveis, subestimadas ou exageradas.

Informações discutíveis, subestimadas ou exageradas.
-
00:0000:00
-
00:0000:00
JORGE BERNARDI
Nascido em Herval d'Oeste, em Santa Catarina, Jorge Bernardi é candidato ao governo do Estado do Paraná pelo partido Rede Sustentabilidade (REDE), da coligação "Coligação do bem e da verdade para mudar o Paraná". Bernardi foi vereador de Curitiba por sete mandatos, onde também já presidiu o legislativo entre os anos de 1989 e 1990.
Confira as checagens feitas pela nossa equipe:
bottom of page