top of page

-
00:0000:00
No ítem 14 do plano de governo, o candidato Ogier apresenta proposta sobre aumentar o Índice de Desenvolvimento Humano para o estado. No entanto, o Paraná estava em 6º lugar no ranking em 2000 no Brasil, e em 2010 subiu para a 5ª posição, com o IDH de 0.749. Assim, a proposta do cândidato é genérica, pois não apresenta dados concretos sobre políticas públicas que melhorem esse índice.

"Realçar as políticas de investimento na área de habitação, com ênfase na regularização fundiária".
-
00:0000:00
Embora o candidato apresente o intuito de ampliar as políticas públicas no âmbito habitacional, sua proposta é vaga, já que não traz informações específicas sobre as formas de incremento às políticas públicas. O portal da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) traz duas propostas de políticas públicas em relação à à área habitacional: Morar Legal Paraná e Escrituração Direta. O candidato não deixa claro se refere diretamente a estes dois programas existentes.
“Pretendo reduzir as alíquotas de impostos como o ICMS sobre combustíveis”.
Em sua página no Facebook, o candidato menciona redução do ICMS, mas não é claro sobre como fará isso. O Projeto de Resolução do Senado 24/2018, em tramitação, determina que os estados irão cobrar, no máximo, ICMS de 18% incidente sobre a gasolina e o etanol, e de 7% sobre o valor do óleo diesel. No Paraná, o ICMS é de 18%.
“Ogier Buchi permanece candidato!”.
Buchi se manifesta sobre a situação de sua candidatura, por meio de postagem no Facebook. Em de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná indeferiu a candidatura de Ogier Buchi, ao acatar o pedido de impugnação feito pela própria legenda: o PSL. Atualmente, após travar batalha judicial, a situação do candidato do TRE-PR é “Apto” e a situação da candidatura: “Indeferida com recurso”. Assim, Buchi permanece candidato, conforme a legislação eleitoral.
O candidato pelo Partido Social Liberal (PSL), da coligação Pátria Brasil, Ogier Buchi, é conhecido por sua carreira profissional além da política. Comentarista político na televisão e no rádio, Buchi também é formado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná e Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Ogier é candidato a governador do Estado do Paraná pela segunda vez.
Confira as checagens feita pela nossa equipe:
"Desenvolver e apoiar os Municípios nas políticas de melhoria de renda, buscando a redução das disparidades econômicas, e aumento considerável nos índices de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)".
OGIER BUCHI
Informações sem contexto ou impossíveis de comprovar.
Informações sem contexto ou impossíveis de comprovar.

Informação checada e verificada como falsa.

Informações apuradas, checadas e analisadas como verdadeiras.

bottom of page