top of page
Professor Ivan Bernardo.jpeg

Natural de Paranavaí, o candidato a governador do Paraná pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificados (PSTU), Ivan Bernardo, é formado em Geografia, já trabalhou como contador, cobrador e policial militar. É a primeira vez que Ivan Bernardo se candidata a governador. Anteriormente, o candidato participou de eleições para prefeito de Paranavaí, senador e deputado estadual. 

 

Confira as checagens a respeito do candidato feitas pela nossa equipe: 

“A polícia que mais mata no mundo, é a polícia brasileira”.

-
00:0000:00

Na sabatina realizada pela PUCPR, no dia 10 de setembro, o candidato Ivan Bernardo afirmou que a polícia brasileira é a que mais mata no mundo. De acordo com o Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2016 do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as polícias brasileiras ganham destaque como as que mais matam, com um índice de 1,6 (a cada 100 mil habitantes). Ultrapassa outros países, em comparação com Honduras (1,2) e África do Sul (1,1) entre as que mais morrem no mundo entre 2009 e 2015. Em uma pesquisa de 2018, o Anuário Brasileiro da Segurança Pública mostra que o Brasil teve um crescimento no número de letalidade das polícias com 5,1 de mortes decorrentes de intervenções pela polícia, um aumento de 20%.

“Hoje infelizmente, a cultura afro praticamente não é motivada e não tem verba então a gente defende investir na cultura afro e na cultura indígena”.

-
00:0000:00
CORRIGE - Copia.png

Informações discutíveis, subestimadas ou exageradas.

CONFIRMA - Copia.png

PROFESSOR IVAN BERNARDO

CONFIRMA - Copia.png

Informações apuradas, checadas e analisadas como verdadeiras.

CORRIGE - Copia.png

Informações discutíveis, subestimadas ou exageradas.

Informações apuradas, checadas e analisadas como verdadeiras.

Ainda na sabatina realizada pela PUCPR, o candidato afirmou que a cultura afro não é motivada, e que se eleito presente investir na cultura afro e indígena. De acordo com a Lei 10.639/2003, há iniciativas de incentivo às políticas públicas voltadas para a cultura afro no Brasil. Já as políticas públicas voltadas para a cultura indígena apresentam investimentos privados e ações da sociedade, de acordo com o site da Funai.

"Não existe nenhum atendimento de qualidade na saúde pública”.

 

Em sabatina realizada pela PUCPR, o candidato referiu-se à rede pública de saúde como totalmentre desqualificada. Nos 30 anos do SUS, muitas são as causas dos problemas da saúde pública, entre elas a falta de recursos e a má gestão. Porém, de acordo com o estudo World Health Statistics 2018, realizado pela Organização Mundial da Saúde em maio deste ano, o Brasil, está entre os países de referência na área da saúde pública. O relatório mostra que menos da metade da população mundial recebe todos os serviços de saúde essenciais, enquanto o Brasil se encontra na décima posição entre os países que possuem os melhores sistemas de saúde.

"A crise no Brasil está ligada à crise que atinge o sistema capitalista mundial desde 2007-2008".

 

Em seu programa de governo, o candidato relaciona a crise brasileira à crise mundial. De acordo com o IBGE, no Brasil, houve uma redução no crescimento econômico de 4,6% (2005-2008) para 2,7% (2009-2012). Vale ressaltar que, no caso brasileiro, no período em questão, essa desaceleração não veio acompanhada de altas taxas de desemprego como no caso dos países da Área do Euro (8,02%). No entanto, o desemprego no Brasil cresceu desde 2014. Em 2017, atingiu 13,7%, mas no segundo trimestre de 2018 a taxa diminuiu para 12,4%

© 2018 Checa aí, piá!

  • Facebook - Grey Circle
bottom of page