top of page
Inicio 2_edited.png

METODOLOGIA DE CHECAGEM

As checagens iniciam com a leitura atenta do plano de governo do candidato. Verificamos os materiais sonoros, audiovisuais ou em forma de textos. Depois, selecionamos as afirmações do candidato, apuramos os dados a fim de verificar as afirmações. O último passo é atribuir um selo que mostra o resultado da nossa apuração.

 

O Checa aí, piá! tem como principal critério verificar assuntos de interesse público e frases com temas mais complexos ditas pelos candidatos. Em especial, faz-se a verificação quando o tema é polêmico e compartilhado nas redes sociais pelos eleitores. Assim, os usuários das redes sociais podem refletir antes de compartilhar um conteúdo de informações equivocadas ou falsas, e até mesmo confirmar a veracidade das afirmações.

 

Para uma frase ser selecionada, precisa tratar de um dado ou fato objetivo, que possa ser checado. Não checamos opiniões ou frases sobre juízo de valor. Também não tratamos de previsões.

CLASSIFICAÇÃO

O Checa aí, piá! conta com quatro selos para sinalizar as informações checadas. Usamos como ilustração uma urna eletrônica com quatro botões que apontam as seguintes condições para facilitar a interpretação do leitor:

CONFIRMA: Informações apuradas, checadas e analisadas como verdadeiras.
CORRIGE: Informações discutíveis, subestimadas ou exageradas.
EM BRANCO: Informações sem contexto ou impossíveis de comprovar.
ANULA: Informação checada e verificada como falsa.

CONFIRMA - Copia.png
CORRIGE - Copia.png
EM BRANCO.png
ANULA - Copia.png

Política de correções.
 

Ao final de cada checagem o leitor ou os candidatos checados, podem enviar uma mensagem para questionar, tirar dúvidas e até mesmo apontar erros, no entanto, sempre devem apontar fontes sustentáveis para cada afirmação.

© 2018 Checa aí, piá!

  • Facebook - Grey Circle
bottom of page